Se você escolheu Veneza, na Itália para visitar nas férias, parabéns! a cidade é, sem dúvida, uma das mais românticas e interessantes de todo o mundo. Famosa por sua história milenar, muitos canais, museus e monumentos, destino perfeito para uma lua-de-mel.
:: Panorama de um dos lados da Ponte de Rialto. foto: Arian Zwegers
Com beleza incomparável, Veneza fica na região do Vêneto, no nordeste da Itália. Tem cerca de 271 000 habitantes e densidade populacional de 646 hab/km². Estende-se por uma área de 412 km², incluindo as ilhas de Murano, Burano, Torcello, entre outras na lagoa de Veneza.
Veneza é formada por ilhas na Laguna di Venezia. Está ligada ao Mar Adriático por três aberturas: Lido, Malamocco e Chioggia. A parte de Veneza em terra firme fica na localidade de Mestre.
A cidade apresenta 177 canais, 400 pontes destribuídas em 118 ilhas e muitas igrejas cobertas com ouro, mosaicos e afrescos de valor incalculável. Encontra-se a 530 Km de distância de Roma e a 1.111 km de Paris, França.
Se você está planejando visitar a cidade, é bom planejar com antecedência. A cidade é muito disputada pelos turistas, por isso é bom fazer a reserva da hospedagem alguns meses antes da viagem. A alta estação é no verão, em julho e agosto, mas Veneza também é muito procurada nos outros meses do ano. Se puder, evite vir nesse período pois a cidade se torna mais agradável e com a hospedagem mais econômica nos outros meses do ano. Recomendamos que considere se hospedar no Lido.
| :: Mais imagens em Fotos de Veneza
veja o vídeo Veneza em um dia |
"Veneza é como comer uma caixa inteira de bombons de chocolate com licor de uma só vez."
A cidade foi formada em pequenas ilhas, dunas de areia da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, a noroeste do mar Adriático. Habitantes de cidades próximas logo se refugiaram lá para se proteger dos bárbaros que vinham tomando conta da Europa.
Foi uma das cidades mais importantes da Europa graças ao seu poder naval garantido pelo Arsenal, com mercado riquíssimo e arte sofisticada em um império de influência mundial comandado pelos doges.
Por sorte, Veneza permaneceu quase incólume a muitas guerras e vandalismos que destruíram o patrimônio de tantas outras. Para saber mais do passado da cidade, visite História de Veneza.
A festa da cidade é celebrada em 25 de março, data da fundação de Veneza. foto do anoitecer no Canal Grande: Iselin
A Piazza San Marco é encantadora, uma das mais famosas praças do mundo. No local ocorreram incontáveis cortejos, procissões e encontros políticos. nos cafés com mesinhas ao ar livre, música ao vivo e onde acontece o Carnaval. Rodeada também pela Torre do Relógio, Palazzo Ducale, Campanile, Biblioteca Marciana, Café Florian, o Museu Correr entre outras atrações. A vista do alto do Campanile é deslumbrante. Logo ao lado da praça, a belíssima Ponte dos Suspiros é sempre uma festa para os olhos!
Na praça fica a Basílica di San Marco, uma das construções mais grandiosas da Europa. A Basílica tem arquitetura bizantina e foi construída para abrigar o corpo de San Marco. Os lendários mosaicos no piso e paredes são belíssimos, além disso, a basílica guarda outros tesouros como os famosos Cavalos de São Marcos, também conhecidos como os Cavalos de bronze de Constantino, quatro estátuas feitas em bronze no século IV a.C., e atribuídas ao escultor grego Lisipo. Imperdível!
|
Veneza foi construída sobre 117 pequenas ilhas e possui 150 canais e 409 pontes. Fotos: Marco Pozzana
O diminutivo de Veneza deu ainda lugar à designação da Venezuela, que significa "pequena Veneza".
|
A gastronomia veneziana é outra atração, principalmente para os amantes dos sabores do mar. Pratos sofisticados são servidos com temperos delicados. Sopa de Peixe, Mariscos, Camarões, sardinhas, enguias, etc.
Os Bacari são os bares característicos da cidade onde você consome tramezzini (delicados sanduíches triangulares com farto recheio) ou outros quitutes em pé no balcão, juntamente com vinho ou Spritz - a bebida popular local, drinque gelado especialmente popular no verão, elaborado com prosecco (ou vinho branco) + Aperol ou Bitter + club soda ou água com gás.
:: O encantador carnaval de Veneza, com suas fantasias finamente elaboradas. foto: Heather Broster
O Carnaval de Veneza é famoso pela beleza e riqueza das fantasias e máscaras que moradores e turistas exibem, escondendo a sua real identidade. O Carnaval em Veneza surgiu no governo do doge Vitale Faleir (1084 – 1096), que o instituiu a festa oficialmente através de decreto de 1094. Na época, a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo.
Veneza é ainda famosa pelos suas atrações únicas, como o Festival de Cinema e a La Biennale (Bienal de Artes), pela Regata Histórica que ocorre no primeiro domingo de setembro np Grande Canal, pela fabricação do vidro de Murano, pelo Carnaval de Veneza, pelos passeios de gôndola ou de vaporetto e por inúmeros museus e locais interessantes como o Ca' d'Oro.
Veneza permanece uma cidade de artes, famosa por ter sido construída sobre a água, com canais em vez de ruas. É modelo de comparação com todas as cidades com canais, como Amsterdã. Na verdade, Veneza é uma cidade única, incomparável, imperdível.
Buon viaggio!
fonte veneza
|
|
No comments:
Post a Comment