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BANCO CENTRAL DO BRASIL
Fundado em 12 de outubro de 1808, o Banco do Brasil S.A. foi a primeira instituição bancária a operar no país e, em mais de 200 anos de existência, acumulou experiências e colecionou inovações, participando vivamente da história e da cultura nacionais.
A marca "Banco do Brasil" é uma das mais conhecidas e valorizadas pelos brasileiros, que reconhecem na Instituição atributos como solidez, confiança, credibilidade, segurança e modernidade. Por meio de atuação bastante competitiva nos mercados em que atua, o Banco do Brasil é uma companhia lucrativa alinhada a valores sociais.
A vocação do BB para políticas públicas tem foco no desenvolvimento sustentável do país e no interesse comunitário, sendo um importante diferencial da Empresa. Diferencial que pode ser conferido na Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS. Por meio da adoção de práticas economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas, a estratégia negocial DRS busca aperfeiçoar economias locais, gerar trabalho e garantir renda de forma sustentável, inclusiva e participativa.
Em 2010, ano em que comemorou 202 anos, o Banco do Brasil permaneceu como a maior instituição financeira da América Latina, somando R$ 811,2 bilhões em ativos. Além disso, manteve sua liderança em diversos segmentos de mercado e fortaleceu seu apoio ao desenvolvimento do país, além de consolidar seu alto padrão em Governança Corporativa.
Para assegurar suas posições de liderança em um país continental, o Banco do Brasil atua em todos os setores do mercado financeiro – desde o bancário, passando por cartões, administração de recursos de terceiros, seguros, previdência e capitalização, até o de mercado de capitais, com um amplo portfólio de produtos e serviços, procurando alinhá-los cada vez mais aos preceitos de responsabilidade socioambiental.
Com abrangência nacional e presente em 3.550 municípios brasileiros por meio de sua rede própria de atendimento, o BB possui a maior rede de agências do Brasil e pretende instalar uma agência em cada uma das cidades brasileiras até 2015. Além disso, mais uma vez o BB encerrou o ano com o maior parque de terminais de autoatendimento da América Latina, somando 45 mil terminais próprios.
Sediado em Brasília (DF), o Banco do Brasil possui presença física em 23 países e, por meio de uma rede de 1.039 bancos correspondentes, alcança 140 países, sendo o banco brasileiro que conta com a maior rede própria de atendimento no exterior. A atuação do Banco no exterior está apoiada em três vetores: (i) a existência de comunidades de brasileiros; (ii) a internacionalização de companhias nacionais; e (iii) a expansão das relações comerciais do Brasil com o mundo.
O BB adota tecnologias e processos que o mantém na vanguarda do mercado financeiro. Para tanto, investe permanentemente na capacitação de seus 109 mil funcionários, auxiliando-os a desenvolver uma vida profissional baseada na satisfação e no crescimento, preparando-os para oferecer um atendimento ágil e de qualidade aos mais de 54,4 milhões de clientes BB.
Segmento | Principais Características |
---|---|
Bancário | Compreende os depósitos, operações de crédito, entre outros, voltados ao varejo, atacado e governo. É responsável pela parcela mais significativa dos resultados do BB |
Investimentos | Inclui intermediação e distribuição de dívidas nos mercado primário e secundário, bem como em participações acionárias |
Gestão de Recursos | Operações de compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, administração de carteiras, instituição, organização e administração de fundos e clubes de investimento |
Seguros | Produtos e serviços relacionados a seguros de vida, patrimonial, saúde e automóvel |
Previdência e Capitalização | Produtos e serviços em previdência complementar e de capitalização |
Meios de Pagamento | Serviços de transmissão, captura, processamento e liquidação financeira das transações em meio eletrônico |
Outros | Processos de suporte operacional e consórcios |
Como conglomerado, o Banco do Brasil agrega 19 empresas controladas, seis entidades patrocinadas, além de deter participação em dez empresas em ramos estratégicos para a Companhia. O BB detém ainda participações em dez empresas coligadas por meio de seu banco de investimento, o BB-BI.
Tesouro Nacional | 51,8656% |
Previ | 10,3668% |
BNDESPar | 0,0082% |
Fdo. Garantia à Exportação | 4,8729% |
Fundo Fiscal de Inv. e Estabilização | 2,1848% |
Fundo Garantidor para Investimentos | 0,2622% |
Investidores Estrangeiros | 17,5301% |
Investidores Brasileiros | 12,9095% |
"Ser um banco competitivo e rentável, promover o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprir sua função pública com eficiência".
• Ética e transparência • Compromisso com o desenvolvimento das comunidades e do país • Responsabilidade socioambiental • Respeito ao consumidor • Excelência e especialização no relacionamento com o cliente • Gestão participativa, decisão colegiada e trabalho em equipe • Ascensão profissional baseada no mérito • Marca como diferencial competitivo • Proatividade na gestão de riscos • Comprometimento com solidez, rentabilidade, eficiência e inovação • Respeito à diversidade • Compromisso com os acionistas e a sociedade |
A "Visão de futuro" do Banco do Brasil, atualizada para o período 2011-2015, mantém os compromissos históricos: "Sermos o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor público, referência no exterior, o melhor banco para trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e responsabilidade socioambiental." | O Banco acredita que cada nova oportunidade de negócio, cada desafio enfrentado, cada decisão tomada em harmonia com esta Visão guiará a empresa em direção ao crescimento e ao desempenho esperado pelo acionista, pela sociedade, pelo cliente e por todos os colaboradores e públicos de interesse. |
O único banco a participar do Novo Mercado da BM&FBovespa, que estabelece os princípios mais exigentes de Governança Corporativa, é também o líder nas principais áreas de atuação do setor bancário.
• Clientes: 54,4 milhões de clientes e 35,9 milhões de contas correntes, sendo 33,8 milhões de contas para pessoas físicas e 2,1 milhões para pessoas jurídicas;
• Depósitos totais: R$ 376,8 bilhões1. O Banco do Brasil também é líder em depósitos judiciais – em dezembro de 2010 havia captado R$ 64,7 bilhões;
• Ativos totais: R$ 811,2 bilhões, constituindo-se como a maior instituição financeira da América Latina1;
• Administração de recursos de terceiros2: R$ 372,3 bilhões, correspondentes a 21,9% do mercado através da subsidiária integral BB DTVM, conforme ranking da Anbima;
• Carteira de crédito3: R$ 388,2 bilhões;
• Crédito consignado: saldo de R$ 44,9 bilhões e 32,7% de participação no mercado;
• Agronegócio: a carteira de agronegócios atingiu R$ 75 bilhões, aumento de 12,9% em relação a 2009. O BB possui 60,6% do mercado pela atuação em todos os segmentos e etapas da cadeia produtiva, do pequeno produtor às grandes empresas agroindustriais;
• Líder em repasses do BNDES e 19,4% do mercado com desembolso acumulado de R$ 18,2 bilhões;
• Comércio exterior: US$ 12,6 bilhões em Adiantamentos de Contratos de Câmbio (ACC) e Adiantamentos de Contratos de Exportação (ACE) e market share de 33,6%. Volume de US$ 57,1 bilhões no mercado de câmbio de exportação e US$ 42,7 bilhões no de importações, o que nos confere participação de mercado de 31% e 24%, respectivamente.
1 Conforme ranking da consultoria Economática, data-base 31 de dezembro de 2010.
2 Inclui Banco Votorantim.
3 Inclui garantias e TVM privados.
O Banco do Brasil acredita estar bem posicionado e possuir condições favoráveis para continuar ampliando sua carteira de crédito e manter a liderança no setor. Essas condições são sustentadas por sua extensa franquia, experiência na concessão de crédito, bem como pela força e tradição da marca Banco do Brasil. A tabela a seguir apresenta o potencial de expansão do crédito pelo Banco do Brasil ao final dos períodos indicados. Verifica-se que em 31 de dezembro de 2010, considerando as fontes de recursos disponíveis para aplicação, obtida pela diferença entre recursos disponíveis e operações de crédito, existe um crescimento potencial de 12,5% em crédito, sem a necessidade de captação adicional de recursos. Cabe ressaltar que, em se tratando da possibilidade de crescimento do crédito em função do Índice de Basileia (14,1% em 31 de dezembro de 2010), o Banco do Brasil possuía, no período, margem de R$ 110,7 bilhões em ativos de crédito, considerando a ponderação de 100%.
Em 31 de dezembro de | |||
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R$ milhões, exceto percentuais | 2008 | 2009 | 2010 |
Funding Total (1) | 298.745 | 381.944 | 401.205 |
Carteira de Crédito Líquida (2) | 210.181 | 281.231 | 340.169 |
Disponibilidades (1 - 2) | 88.564 | 100.713 | 61.086 |
Potencial de Expansão (3) | 29,6% | 26,4% | 12,5% |
Margem para Alavancagem (4) | 108.100 | 104.600 | 110.700 |
(1) Depósitos totais + repasses no país + fundos financeiros e de desenvolvimento + dívida subordinada + captações no exterior (-) Compulsórios.
(2) Carteira de Crédito (-) PCLD.
(3) Disponibilidades / Funding Total.
(4) Divisão da sobra de Patrimônio de Referência: diferença entre o Patrimônio de Referência do Banco (Capital Nível I e II) e o Patrimônio Líquido exigido no cálculo do Índice de Basileia: pelo percentual mínimo exigido de capital (11,0%), para efeito de Basileia.
Fonte: Informações financeiras consolidadas do Banco.
Com a Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS, o Banco do Brasil não se limita ao papel de agente tradicional de crédito, mas atua como catalisador de ações, fomentando, articulando e mobilizando agentes econômicos, políticos e sociais (governos federal ou estaduais e suas agências, prefeituras, indústrias, comércios, universidades, ONGs, etc.), bem como procura fortalecer o associativismo e o cooperativismo, a agricultura familiar e os mini e pequenos empreendedores.
O caráter inovador em finanças sustentáveis e o alcance socioambiental da iniciativa foram atestados pela Universidade das Nações Unidas, que em relatório afirmou: "No nosso conhecimento, a Estratégia DRS é a primeira iniciativa realizada por uma instituição financeira que inclui princípios de desenvolvimento sustentável na base da sua metodologia e prática de implementação e os segue sistematicamente. (...) O BB comprovou que combinar rentabilidade econômica legítima com alto nível de responsabilidade social representa uma nova, sólida e definitivamente necessária maneira de fazer negócios. (...) O Programa merece ser continuado e reforçado e, na nossa opinião, contém elementos e adquiriu experiência que poderiam ser aplicados com sucesso em outros países".
A Estratégia DRS se apresenta como uma revolução pacífica e silenciosa, que contribui para reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento de forma sólida e sustentável.
Ao final de 2010, a estratégia contava com 3,8 mil planos de negócios em implementação, beneficiando 1,2 milhão de pessoas em 3,9 mil municípios brasileiros, com créditos programados na ordem de R$ 5,1 bilhões, em investimento, custeio e giro.
A marca Banco do Brasil é uma das mais conhecidas e valiosas do país. Entre as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro em 2010, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha (prêmio Top of Mind 2010), o Banco do Brasil foi a instituição financeira mais lembrada pelos brasileiros pelo 19º ano consecutivo. Além disso, na quinta edição da pesquisa "As 100 marcas mais valiosas do Brasil", feita pela consultoria Brand Finance, a marca Banco do Brasil manteve-se como a terceira mais valiosa do país.
O Banco do Brasil possui a maior rede própria de atendimento, com 18.359 pontos no Brasil. São 5.087 agências, 10.145 correspondentes, mais de 8 mil postos de atendimento e o maior parque de terminais de autoatendimento da América Latina, com 44.954 máquinas próprias. Considerando a rede compartilhada e os correspondentes bancários, o total alcança 48.344 pontos.
Na qualidade de agente financeiro do Tesouro Nacional, o Banco do Brasil presta serviços relacionados à execução e administração financeira, ao recebimento de recursos para a Conta Única da União e ao repasse de recursos para os demais entes da Federação. Em sua atuação com os demais órgãos federais, os negócios envolvem principalmente a captação de recursos de fundos e programas para aplicação em áreas específicas, a arrecadação de tributos, o pagamento de bolsas, benefícios e restituições e o repasse de recursos.
Nas demais esferas da federação, o Banco do Brasil é, atualmente, o agente financeiro oficial de 16 estados e de 14 capitais. Além disso, mantém negócios com todos os municípios do país, oferecendo soluções específicas para as administrações tributárias, para a captação, gerenciamento e otimização de recursos financeiros, para a realização de pagamentos, para a gestão de recursos humanos e de previdência social e para a geração de emprego e renda.
Os investimentos do Banco do Brasil ao longo da última década ajudaram-no a alcançar posição de destaque em tecnologia bancária nos cenários nacional e internacional, sendo a primeira instituição bancária de varejo das Américas e do hemisfério sul e a décima do mundo a obter a certificação ISO 20.000 em tecnologia, segundo dados do IT Service Management Forum. Em 31 de dezembro de 2010, os canais automatizados responderam por 93% do total de transações realizadas. Dessas, aproximadamente 36,4% são por meio dos TAA, que somavam cerca de 45 mil unidades próprias, configurando-se como o maior parque de terminais de autoatendimento da América Latina. Essa posição de destaque do Banco do Brasil decorre de constantes investimentos em tecnologia, que superaram o valor de R$ 997 milhões, levando em consideração apenas o ano de 2010.
Desde de 2002, o Banco do Brasil incorporou em seu Estatuto Social as principais práticas de Governança Corporativa estipuladas no Regulamento do Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento de listagem que abriga as empresas com os mais altos padrões de governança do país. Esses padrões de Governança Corporativa têm como objetivo maximizar eficiência na gestão e proteção dos interesses de todos os acionistas. Em 31 de maio de 2006, o Banco ingressou no Novo Mercado, quando celebrou, com a BM&FBovespa, o Contrato do Novo Mercado, ocasião que deu início ao processo de ampliação do free float, que foi de 30,4% em 2010 ante 14,8% em 2006.
O Banco do Brasil acredita que a alta qualificação de seus profissionais e a sua capacidade de mantê-los comprometidos com a busca por desempenho positivo favorecem o sucesso de suas estratégias. Para tanto, busca manter profissionais competentes e experientes, que se identificam com seus objetivos. Além disso, seleciona seu corpo diretivo a partir de critérios técnicos. A Diretoria Executiva é profissionalizada e conta com larga experiência em diversas instâncias executivas do Conglomerado Banco do Brasil, além de possuir amplo conhecimento na área financeira e bancária.
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